HOME
O LABORATÓRIO
PROFISSIONAIS
SERVIÇOS
EXAMES
CERTIFICADO OURO
COLETA EM DOMICÍLIO
EXAMES TOXICOLÓGICOS
INFORMATIVOS
RESULTADO ON-LINE
CONVÊNIOS
TRABALHE CONOSCO
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
CONTATO
 
13/05/2014


Teste do Pezinho
 


O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser feito em todos os bebês a partir do terceiro dia de vida até 90 dias, visando detectar (antes do aparecimento dos sintomas) mais de 20 doenças, sendo que algumas delas podem ser tratadas o que evita ou retarda a evolução das mesmas.

As principais doenças que podem ser detectadas pelo teste do pezinho são:

Hipotireoidismo Congênito: Deficiência da produção de hormônios da tireóide, levando a diferentes graus de deficiência física e mental, às vezes, irreversíveis, que com o tratamento hormonal podem ser evitadas.

Fenilcetonúria e Aminoacidopatias: O acúmulo do aminoácido fenilalanina causa lesões no sistema nervoso que podem levar a convulsões e retardo no desenvolvimento psicomotor da mesma maneira que o acúmulo de outros aminoácidos pode ocasionar alterações discretas ou graves do sistema nervoso, sendo que, em alguns casos, dietas especiais pobres nos aminoácidos alterados ou nos seus precursores podem minimizar os efeitos agressivos.

Hiperplasia Adrenal Congênita: Devido a um bloqueio de certos hormônios produzidos pela glândula supra renal há indução para que outros hormônios sejam produzidos pela mesma em altos níveis, o que pode levar a diversos graus de masculinização, desidratação e outros distúrbios que podem ser até fatais se não forem tratados.

Fibrose Cística: Também conhecida como mucoviscidose, esta doença provoca o espessamento das secreções produzidas por diversos órgãos como pulmões, pâncreas, ocasionando infecções pulmonares, pancreatites e doenças hepáticas.

Galactosemia: A deficiência parcial ou total da metabolização do açúcar do leite provoca o acúmulo da galactose no sangue e alterações dos sistemas digestivo, nervoso e hepático e olhos. O tratamento precoce pode minimizar a progressão da doença.

Deficiência de Biotinidase: Esta enzima ativa, a Biotina, uma importante vitamina, que quando deficiente pode provocar convulsões, retardo mental e lesões de pele. O tratamento pode minimizar a evolução da doença.

Hemoglobinopatias: Alterações na Hemoglobina (substância que transporta o oxigênio), podem levar a numerosos tipos de anemia, algumas leves e outras graves, em que o diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar as complicações mais graves.

Deficiência da G6PD: A deficiência desta substância provoca a ruptura dos glóbulos vermelhos do sangue, levando à anemia provocada por infecções, determinados remédios, feijão de fava, etc.

Toxoplasmose Congênita: A infecção durante o início da gravidez pode causar várias alterações no feto como mal-formação, alterações visuais e neurológicas. O diagnóstico e o tratamento precoce evitam o aparecimento de seqüelas. Esta infecção pode ser transmitida pela mãe, daí a importância do exame pré-natal.

Sífilis Congênita: A infecção durante a gravidez pode levar ao aborto e o feto pode apresentar alterações na pele, ossos, fígado e no sistema nervoso. O diagnóstico e o tratamento precoce evitam o aparecimento de seqüelas. Esta infecção pode ser transmitida pela mãe, daí a importância do exame pré-natal.

AIDS: A infecção durante a gravidez pode levar o feto a evoluir para a AIDS se não for diagnosticada e tratada logo após o nascimento. Esta infecção pode ser transmitida pela mãe, daí a importância do exame pré-natal.

Estas são apenas as principais doenças que podem ser diagnosticadas logo após o nascimento com apenas algumas gotas de sangue obtidas do pezinho do bebê.

OBSERVAÇÃO: Estas informações não representam um substituto para consulta médica. Você deve seguir a orientação de seu pediatra de confiança.
Fonte: Laboratório Mori

VEJA TAMBÉM

13/05/2014 - Primeiros Socorros com Crianças e Cuidados Gerais com Bebês
13/05/2014 - Desidratação em Crianças
13/05/2014 - Sarampo em Crianças
13/05/2014 - Rubéola em Crianças
13/05/2014 - Catapora em Crianças
13/05/2014 - Dicas e Cuidados com Bebês Recém Nascidos

Rua Marechal Deodoro, 799, Centro, Concórdia / SC
89700-000

Rua Frei Bonifácio, 114, Centro, Peritiba / SC
89750-000

Concórdia: Segunda à Sexta das 06h30min às 12h e das 13h às 18h
Sábados das 07h30min às 11h30min

Peritiba: Segunda à Sexta das 07h às 11h
© - Ideia Good - Soluções para Internet