HOME
O LABORATÓRIO
PROFISSIONAIS
SERVIÇOS
EXAMES
CERTIFICADO OURO
COLETA EM DOMICÍLIO
EXAMES TOXICOLÓGICOS
INFORMATIVOS
RESULTADO ON-LINE
CONVÊNIOS
TRABALHE CONOSCO
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
CONTATO
 
13/05/2014


Primeiros Socorros com Crianças e Cuidados Gerais com Bebês
 


CUIDADOS GERAIS

1- Lembre-se que os melhores brinquedos são os de cores brilhantes (vermelho, amarelo, verde), formato seguro e tamanho adequado.

2- Nos primeiros dias, o bebê dorme um total de 10 a 22 horas. Trate diferente o sono do dia e o sono da noite para que o bebê perceba qual o período melhor para estar alerta ou dormir. Organize a rotina da casa junto com o sono do bebê.

3- O choro ocorre quando o bebê tem fome, está desconfortável, seja por calor, frio, dor ou quando quer aconchego. Longos períodos de choro podem indicar que o bebê está doente ou com dor. Nesses casos entre em contato com seu pediatra.

4- Nunca deixe o bebê sozinho em locais sem proteção. Evite deixar cobertas, fraldas e travesseiros no berço. Não coloque o bebê no berço de bruços.

5- O coto umbilical cai em torno do décimo dia de vida. Lave as mãos antes de fazer o curativo para evitar infecção. A cada troca de fralda faça o curativo do coto umbilical com solução anti-séptica. Caso você observe vermelhidão, alteração da secreção ou cheiro no coto umbilical procure seu pediatra. A presença do coto umbilical não impede que o recém-nascido tome banho de imersão.

6- Procure trocar a fralda com freqüência. Remova resíduos de fezes ou urina, usando bolas de algodão embebido em água morna ou lenços umedecidos. Se for menina, os movimentos de limpeza sempre serão de frente para trás, evitando contaminação da uretra. Se for menino, retraia levemente o prepúcio e faça a higiene. O creme protetor contra assaduras só deverá ser usado a critério do pediatra.

7- As roupas devem ser confortáveis e adequadas ao clima. Todas as roupas do bebê inclusive de cama e banho devem ser lavadas separadamente com sabão neutro.

CORTES E ARRANHÕES
Ferimentos pequenos devem ser lavados com água morna e sabão. Depois proteja o ferimento utilizando atadura e gaze. Certifique-se de que o objeto cortante não esteja sujo ou enferrujado. Neste caso, haverá necessidade de aplicar a vacina antitetânica.

Prevenção: Use louças de plástico para o dia-a-dia de seu filho. Cuidado com brinquedos que possam quebrar e estilhaçar. Cuidado com facas e objetos pontiagudos e cortantes, mantenha-os longe do alcance.

HEMORRAGIA NO NARIZ
Coloque a criança sentada com a cabeça voltada para frente e aperte as narinas por alguns minutos. Se não ceder, procure assistência médica.

Prevenção: Não ficar muito tempo exposto ao sol.

INTOXICAÇÃO
Em todos os casos de intoxicação e envenenamento deve-se procurar o hospital levando as seguintes informações: o que foi ingerido, a quantidade ingerida e quando ocorreu a ingestão. Se puder transportar a vítima ao hospital ou ao médico leve consigo os frascos do produto envolvido.

Prevenção: Não use talco na higiene do bebê (além de ser irritante para a mucosa nasal pode ser aspirado e causar sérios problemas). Mantenha sempre remédios, detergentes e substâncias tóxicas na embalagem original. Nunca dê remédios sem antes ler o rótulo ou os troque de embalagem. Nunca deixe bebidas alcoólicas ao alcance, jogue fora os remédios com prazo vencido e mantenha o material de limpeza fora do alcance das crianças.

MORDIDAS DE ANIMAIS
Em caso de mordida de animal como cão, gato ou cavalo deve-se buscar ajuda médica, pois a maioria desses ferimentos pode infeccionar se não for tratado rapidamente. A pessoa mordida pode necessitar de uma injeção antitetânica ou levar pontos. Algumas mordidas podem exigir injeções anti-rábicas.

OBJETOS PEQUENOS
Mantenha fora do alcance de seu filho OBJETOS como moedas, botões, alfinetes e outros semelhantes.

OBJETOS SUFOCANTES
Cuidado com sacos plásticos, fios de telefone longo, cordões de brinquedos ou da chupeta podem asfixiar ou sufocar. Não permita que a criança brinque com objetos que possam sufocar ou aspirar. Não utilize travesseiros fofos.

Prevenção: Até 03 anos não dê ao seu filho pipocas, amendoim, castanhas, chicletes, bolas de gude e plásticos em geral.

PICADAS DE INSETOS
Em caso de reações alérgicas é importante procurar serviço médico. Na falta de pomada específica, álcool ou aguardente ajudam quando friccionados no local atingido. É bom espremer antes o local da picada para retirar o líquido injetado ou ferrão dos insetos. Se o local inchar, você pode colocar compressas de água e vinagre (3 colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água).

QUEIMADURAS
Elas podem ser causadas pelo fogo, vapor, líquidos quentes, eletricidade ou produtos químicos corrosivos. Primeiramente resfriar a pele com água fria. A área atingida deve ser resfriada sob uma torneira aberta. Não aplique de modo algum qualquer pomada ou creme, nem fure bolhas que possam se formar na pele. Procure urgentemente ajuda médica se a queimadura afetar uma área extensa, se a pele estiver aberta, muito cheia de bolhas ou carbonizada, ou se a vítima sofre dores fortes.

Mesmo pequenas queimaduras podem causar cicatrizes no rosto ou nas mãos, por isso, você deve procurar sem demora auxílio médico.

Em casos de choque elétrico consulte um médico mesmo que só haja queimaduras leves. Normalmente a temperatura do corpo é constante por volta dos 37ºC. Durante a exposição prolongada ao frio o corpo pode perder mais calor do que produzir, logo, a temperatura diminui, isto é chamado de hipotermia. A hipotermia exige cuidados médicos urgentes, mas antes você deve abrigar a vítima do frio, isolando-a do chão se estiver ao ar livre. Dentro de casa remova quaisquer roupas molhadas e troque-as por roupas quentes e secas ou agasalhe a vítima com cobertores. Se ela estiver consciente dê-lhe goles de bebida quente e doce não alcoólica. Não a coloque em água morna, nem ponha bolsas de água quente ou cobertores elétricos.

Prevenção: Cuidado com vaporizadores, água do banho, líquido quente.

Cuidado com fios: uma mãozinha curiosa sempre pode puxá-los para si.

Cozinha: Mantenha sempre os cabos das panelas voltados para dentro. Não deixe a porta do forno aberta mesmo que ele esteja frio. Cuidado com fósforo e acendedores de cigarros.

TORÇÕES
Mantenha a parte afetada erguida e aplique bolsa de gelo ou água fria. Quando o inchaço tiver desaparecido use toalhas quentes no local para aliviar a dor.
Fonte: Laboratório Mori

VEJA TAMBÉM

13/05/2014 - Desidratação em Crianças
13/05/2014 - Sarampo em Crianças
13/05/2014 - Rubéola em Crianças
13/05/2014 - Catapora em Crianças
13/05/2014 - Dicas e Cuidados com Bebês Recém Nascidos
13/05/2014 - Amamentação

Rua Marechal Deodoro, 799, Centro, Concórdia / SC
89700-000

Rua Frei Bonifácio, 114, Centro, Peritiba / SC
89750-000

Concórdia: Segunda à Sexta das 06h30min às 12h e das 13h às 18h
Sábados das 07h30min às 11h30min

Peritiba: Segunda à Sexta das 07h às 11h
© - Ideia Good - Soluções para Internet