HOME
O LABORATÓRIO
PROFISSIONAIS
SERVIÇOS
EXAMES
CERTIFICADO OURO
COLETA EM DOMICÍLIO
EXAMES TOXICOLÓGICOS
INFORMATIVOS
RESULTADO ON-LINE
CONVÊNIOS
TRABALHE CONOSCO
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
CONTATO
 
Coleta de Sangue
Descrição: Antes da coleta: Exames laboratóriais, em sua maioria, necessitam que a coleta seja feita em jejum.
Materiais utilizados nas coletas: Totalmente descartáveis, não havendo qualquer possibilidade de contaminação ou tranmissão de doenças.
Tempo de duração na coleta: 2 a 3 minutos.
Punção: Em algumas pessoas a punção (picada) da veia pode ser um pouco mais demorada, dependendo das características de cada organismo (por isso algumas vezes é necessário que a punção seja feita novamente). Pode ainda apresentar algum desconforto, como exemplo ansiedade, jejum prolongado, etc...).
Término da coleta: O local da punção deve ser comprimido de 5 a 10 minutos para evitar a formação de hematomas (manchas roxas de sangue).
Coagulação Sanguínea: Se tiver algum problema de coagulação ou estiver tomando algum medicamento anti-coagulante, o tempo de compressão deverá ser mais prolongado.

Atenção:
Mesmo com todos estes cuidados, ainda assim poderá haver a formação de hematomas (em pessoas mais sensíveis), mas em geral será discreto e desaparecerá em pouco tempo. Caso ele persista ou aumente de tamanho, procure seu médico.

VARIÁVEIS CLÍNICAS
Variáveis pré-analíticas

Horário da coleta
A concentração dos analitos varia em função do horário da coleta sanguínea, devendo-se atentar para as orientações especificadas em cada exame. A meia-vida das drogas e o horário de suas administrações devem ser considerados na determinação de níveis terapêuticos. Da mesma forma, na exposição a elementos tóxicos deve se considerar o tempo decorrido para sua absorção e eliminação.

Atividade Física
Imediatamente após exercício extenuamente ocorrem elevações de lactato, amônia, creatinoquinase, aldolase, TGO (AST), TGP (ALT), fósforo, fosfatase ácida, creatinina, ácido úrico, haptoglobina, transferrina, catecolaminas e contagem de leucócitos. Um decréscimo pode ser observado na dosagem de albumina, ferro e sódio.

Dieta
Qundo o jejum específico para cada exame não é respeitado, pode haver interferência em muitos analitos, especialmente com a bilirrubina, proteína total, ácido úrico, uréia, potássio, triglicérides, fosfatase alvalina e fósforo. A cafeína pode promover glicose. A curto prazo, dura quatro horas após o consumo, o etanol provoca queda dos níveis de glicose e aumento do nível de lactato. O uso contínuo de etanol eleva HDL, triglicérides, GGT, ALT, AST.

Tabagismo
Eleva os níveis de hemoglobina, leucócitos e hemácias no sangue periférico, VCM, epinefrina, aldosterona, cortisol e CEA. Reduz os níveis de colesterol-HDL sérico e da atividade da enzima Conversora Angiotensina (ECA).

Postura
Quando o sangue é retirado na posição reta, ocorre aumento dos seguintes analitos: Proteína total, albumina, cálcio, hemoglobina e hemotócrito, renina, catecolaminas, fosfatase alcalina, colesterol, ATL e ferro.

Garroteamento
O torniquete deve ser usado por no máximo um minuto, mas mesmo dentro deste pequeno tempo, a composição do sangue pode se alterar de forma discreta.
Após 3 minutos de garroteamento: Proteínas totais, ferro e colesterol aumentam em torno de 5%, havendo queda de 6% nos níveis de potássio.
O ato de abrir e fechar a mão na hora da coleta deve ser evitado por causar aumento de pótássio, fosfato, lactato, amônia e cálcio ionizado.

Anticoagulante
É fundamental para preservação da amostra e a correta determinação do analito, de acordo com o especificado em cada exame. Vário analitos têm concentrações no plasma e no soro diferentes.
Celta com seringa; É imprescindível que os anticoagulantes sejam colocados nos tubos antes da coleta, evitando desta forma a formação de microcoágulos que podem interferir nas análises.
Deve-se sempre, identificar nos tubos que anticoagulante foi usado.

Anticoagulante Exames
EDTA Hemograma, VHS, Plaquetas, Reticulócitos
Citrato de sódio TAP e KPTT
Fluoreto de sódio Glicose (Quando não for centrifugar ou fazer a análise logo após a coleta)
Sem anticoagulante o restante

Anticoagulante Proporção
EDTA 01 gota para cada 5ml de sangue
Citrato de sódio 02 gotas para cada 1ml de sangue
Fluoreto de sódio 01 gota para cada 5ml de sangue

Coleta à vácuo: Quando vários tubos são usados durante uma única punção, tubos sem aditivos devem ser utilizados primeiro, para que se evite contaminação. Os anticoagulantes são diferenciados pela cor da tampa do tubo:

Tampa Anticoagulante
Roxa EDTA
Amarela Gel separador com ativador de coágulo
Vermelha Siliconizado sem anticoagulante
Verde Heparina sódica
Cinza Fluoreto de sódio + EDTA
Azul Citrato de sódio

Hemólise
Hemólise leve tem pouco efeito sobre a maioria dos exames. Hemólise significativa causa aumento na atividade plasmática da aldolase, Tgo, fosfatase alcalina, dehidrogenase láctica e nas dosagens de potássio, magnésio e fosfato. A hemólise diminui a concentração de insulina dentre outros.

Preservação da amostra biológica
A amostra deve ser preservada desde o momento da coleta até o momento em que será analizada. Plasma ou soro, devem ser separados das células o mais rápido possível.

Se o soro não pode ser analizado no momento, ele deve ser mantido refrigerado ou congelado. As amostras devem ser centrifugadas tampadas para se reduzir evaporação e aerolização. Nas amostras urinárias, deve-se dar especial atenção aquelas que necessítam de acidificação e/ou refrigeração, principalmente em amostras de 12 ou 24 horas. O tempo requerido para o trasporte de amostras biológicas, a partir do momento da coleta até a sua execução, pode variar de minutos até dias, desde que estas estejam bem conservadas, devendo-se consultar cada exame.
 
Coleta de Urina
Descrição: Atenção:
Leia com atenção estas informações antes de coletar a sua urina.
Um exame confiável de urina depende diretamente da coleta de amostra.

Para realizar o exame de urina, o ideal é que seja utilizada a primeira urina da manhã. Caso não consiga colher a primeira urina e por urgêcia tenha necessidade de fazer o exame, é importante permanecer pelo menos 2 horas sem urinar para obter uma amostra adequada.

Identificação
É importante fazer antecipadamente o cadastro e levar o frasco previamente identificado para coletar a urina.
Como proceder para a coleta da urina:
1 - Lavar bem a genitália com água e sabão (não usar sabonetes antissépticos);
2 - Enxugar bem a parte externa do aparelho genito-urinário;
3 - Desprezar a primeira porção da urina no vaso sanitário e em seguida urinar diretamente no frasco;
4 - Não é necessário encher totalmente o frasco;
5 - Tampá-lo cuidadosamente, conserve-o por algum tempo no refrigerador (não mais que 3 horas).

OBS: Óvulos vaginais, cremes e medicamentos em geral usados na vagina podem interferir no resultado do exame. Quando a paciente tem corrimento vaginal é importante tomar os cuidados especiais para não contaminar a urina. O exame de urina serve para identificar elementos que estão na bexiga, úteros ou rim. Portanto, contaminantes do conteúdo vaginal atrapalham o resultado e consequentemente a interpretação do médico.

NOVA COLETA
Normalmente uma coleta é suficiente para realização de seu exame. Entretanto, em virtude de fatores que impossibilitem a análise adequada do material colhido pede ser necessária a realização de uma nova coleta. Se isso ocorrer você será imediatamente constatado(a) por nosso laboratório, para marcar uma nova coleta (sem qualquer custo adicional), e a entrega do resultado poderá ser adiada pelo período necessário ao processametno da nova amostra coletada.
 
Exames Laboratoriais
Descrição: As análises são realizadas em amostras como: Sangue, urina, fezes, escarro, esperma, secreção uretral, conteúdo vaginal, saliva, líquor, secreções, etc. Estas amostras, dependendo do exame, podem ser coletados pelo Laborátório, Médicos ou pelo próprio paciente (neste caso você receberá instruções juntamente com os recipientes apropriados).
 



Rua Marechal Deodoro, 799, Centro, Concórdia / SC
89700-000

Rua Frei Bonifácio, 114, Centro, Peritiba / SC
89750-000

Concórdia: Segunda à Sexta das 06h30min às 12h e das 13h às 18h
Sábados das 07h30min às 11h30min

Peritiba: Segunda à Sexta das 07h às 11h
© - Ideia Good - Soluções para Internet